O projeto Meyerhold 70 anos - contraponto

O encontro Meyerhold 70 anos: herança para o ator de hoje integra o projeto Meyerhold 70 anos – Contraponto, realizado pelo Teatro Torto, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz, 2009 da FUNARTE e pelo FUMPROARTE da prefeitura de Porto Alegre.

O objetivo principal do encontro é promover uma aproximação da comunidade artística aos fundamentos da obra do encenador russo V. E. Meyerhold, através de Cláudio Mássimo Paternò (Perugia – Itália), coordenador do Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold, e de Marcelo Bulgarelli (Porto Alegre), ambos atores pesquisadores da técnica meyerholdiana.

O encontro busca instigar, também, o estudo e a prática das danças dramáticas brasileiras como fundamento para a criação no teatro, através da participação do grupo Mundu Rodà de São Paulo, procurando fazer um cruzamento entre essas duas técnicas na elaboração de fundamentos para o processo criativo do ator de hoje.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Meyerhold 70 anos: Herança para o ator de hoje

PROGRAMAÇÃO:

Dias 4 e 5 de agosto: PALESTRAS

dia 4: a teatralidade e o grotesco na encenação de Meyerhold
Com Cláudio Mássimo Paternò (Itália)- Ator e coordenador do Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold
às 19h no Centro Cultural Cia de Arte - Rua dos Andradas, 1780,
Porto Alegre – RS - Brasil

dia 5: A biomecânica teatral de Meyerhold
Com Cláudio Mássimo Paternò (Itália)- Ator e coordenador do Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold
às 19h no Centro Cultural Cia de Arte - Rua dos Andradas, 1780,
Porto Alegre – RS - Brasil

Dia 6 de agosto: AULA- ESPETÁCULO
Danças dramáticas brasileiras: fundamentos para a criação de um corpo cênico
Com Alício Amaral e Juliana Pardo (SP)
Cia Mundu Rodá – SP - Brasil
Às 20 horas, na Sala Alziro Azevedo, Rua Salgado Filho, 340 – Centro
Porto Alegre – RS - Brasil


De 2 a 6 de agosto de 2010 – das 9h às 13h
OFICINA: A AÇÃO TEATRAL – os princípios básicos da biomecânica teatral para a construção da ação
Local: DAD (General Vitorino, 255 - Centro)
20 vagas
5 ouvintes
Ministrante: Claudio Massimo Paternò (Italia) e Marcelo Bulgarelli (Porto Alegre)
Público Alvo: Para atores, bailarinos, diretores e estudantes de teatro. 20 vagas.

ENTRADA FRANCA
Para a oficina, inscrições gratuitas – enviar currículo e carta de intenção para o email teatrotorto@gmail.com, até o dia 20 de julho de 2010.
Informações: 51 96761843

Mais sobre Meyerhold 70 anos: herança para o ator de hoje

Programa de atividades

Dia 4 de agosto: A teatralidade e o grotesco na encenaçäo de Meyerhold
Dia 5 de agosto A biomecânica teatral de Meyerhold



Programa: A biomecânica teatral de Meyerhold – os princípios; a teatralidade; grotesco; os fundamentos da técnica; a pedagogia meyerholdiana; a relação com Stanislavski; Centro Internacional de Estudos de Biomecânica teatral; apreciação e análise de vídeos documentais;

Com Claudio Massimo Paternò (Itália), as 19 horas, Centro Cultural Cia de Arte - Rua dos Andradas, 1780, Porto Alegre



Dia 6 de agosto: Aula espetáculo: Danças dramáticas brasileiras: fundamentos para a criação de um corpo cênico




Ao longo de seus 10 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica própria a partir da observação, do contato e do diálogo com as Danças Tradicionais Brasileiras e o trabalho do ator/músico/bailarino. A riqueza oferecida por estas manifestações tradicionais reside na combinação estrutural do teatro, da dança e da música em suas formas expressivas. A partir de pesquisas e experiências, em viagens e com artistas de diferentes áreas, a Cia. trabalha na criação de uma metodologia de preparação e encenação do artista intérprete que dá destaque às corporeidades brasileiras.
A Aula Espetáculo “Danças dramáticas brasileiras: fundamentos para criação de um corpo cênico” aborda de forma técnica e poética os procedimentos metodológicos, a pesquisa musical, corporal e teórica e os treinamentos para atores e bailarinos desenvolvidos pela Cia Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança. Através de demonstrações técnicas, cenas selecionadas dos espetáculos de repertório da Cia., e vídeo-depoimentos de mestres e parceiros de pesquisa, os atores compartilham o caminho da construção dos seus trabalhos.



Com Alício Amaral e Juliana Pardo - Cia Mundu Rodá – SP – Brasil, às 20 horas, na Sala Alziro Azevedo, Rua Salgado Filho, 340 , Porto Alegre
Distribuição de senhas no local a partir das 19h.




De 2 a 6 de agosto:
OFICINA: A AÇÃO TEATRAL – os princípios básicos da biomecânica teatral para a construção da ação
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O curso se propõe a desenvolver técnicas de construção da ação física baseados no sistema de Biomecânica de Meyerhold e exercitar a consciência corpórea que este sistema oferece independente do estilo de atuação.
A biomecânica teatral é um sistema de treinamento criado no início do século XX por Vsevovlod Meyerhold, após longo percurso de pesquisa prática com seus atores.
O sistema é constituído de diversos princípios que auxiliam o ator a desenvolver sua arte de maneira consciente, estimulando o processo criativo, organizando e orientando o ator no espaço, desenvolvendo a economia da própria energia física e dando ritmo e forma ao movimento.
O objetivo maior do sistema é o trabalho sobre a ação física, baseado em um processo constituído de sete princípios, os quais auxiliam o artista a desenvolver sua arte, seja ele ator, bailarino ou performer.

Programa: treino físico baseado no sistema de biomecânica; os sete princípios da ação física; força de gravidade, inércia e centrífuga; Espaço- corpo- movimento –ritmo; diálogo de ações;

Ministrante: Claudio Massimo Paternò (Italia) e Marcelo Bulgarelli (Porto Alegre)
Público Alvo: Para atores, bailarinos, diretores e estudantes de teatro.

De 2 a 6 de agosto de 2010 – das 9h as 13h
Local: DAD (General Vitorino, 255 - Centro)
20 vagas.
5 ouvintes

INSCRIÇÕES GRATUITAS- enviar currículo e carta de intenção para o email teatrotorto@gmail.com, até o dia 20 de julho de 2010.




CLAUDIO MASSIMO PATERNÒ, ator e diretor
É formado no CUT (Teatro Stabile dell’Umbria) como ator. Desde 1998 pratica e pesquisa a Biomecânica Teatral de Meyerhold com o mestre Gennadi Bogdanov, na qual é assistente desde 2004. Gennadi Bogdanov foi discípulo de Nikolaj Kustov, ator de Meyerhold, No mesmo ano, assume a função de coordenador artístico do Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral, em Perugia, na Itália.
Como ator, Claudio trabalhou para o CUT, e atualmente trabalha com o Teatro Stabile di Innovazione Fontemaggiore de Perugia, e o CRT Teatro Stabile do Innovazione di Milano. É curador da edição italiana do livro “Meyerhold” de Beatrice Picon Vallin.
Claudio dirige regularmente cursos e seminários dentro de universidades, associações e grupos teatrais. Como diretor escreveu e dirigiu diversos espetáculos, entre eles, o espetáculo “Terremoto”, vencedor do concurso “Nutrimenti”, de Terni e “Giovani Realtà” de Udine, participando entre outros, o Festival Off de Santo Arcangelo di Romagna.



MARCELO BULGARELLI
, ator/pesquisador
Ator, graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), desde 2002 investiga o sistema de treinamento criado por Meyerhold, intitulado Biomecânica. Desde 2008, Marcelo é aluno integrante do Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral em Perugia, na Itália, coordenado por Claudio Massimo Paternó e Gennadi Bogdanov. No Centro Internacional, participa de diversos cursos de formação especializada (prática e teórica), além de atuar, nos anos de 2008 e 2009, em um estágio de formação intensiva. No Brasil, participou de diversos espetáculos como “Sonho de Uma Noite de Verão”(2006), e “Pandolfo Bereba”(2005) (direção de Patrícia Fagundes), e “A Tempestade e os mistérios da Ilha(2006)” (direção de Jezebel de Carli). Marcelo também ministrou oficinas de teatro em diversas instituições de ensino formal e informal, no Brasil e Itália.
Marcelo é integrante do Teatro Torto, dirigido por Tatiana Cardoso ( Diretora e atriz integrante do grupo internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret - Dinamarca). Deste 2006, o grupo vem realizando um trabalho de pesquisa sobre o trabalho do ator, desenvolvendo diversos projetos e espetáculos. Em 2007/2008, o grupo foi contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz com o projeto Ator Autor, em uma pesquisa prática que teve como tema a investigação de princípios no treinamento do ator que auxiliam o processo de formação técnica/artística.
Desde outubro de 2009, dando continuidade a pesquisa, o grupo desenvolve o projeto Meyerhold 70 anos – contraponto, que tem como objetivo aprofundar os fundamentos práticos da obra e sistema de Meyerhold, criando uma metodologia própria de trabalho prático, baseado nos princípios da Biomecânica. O mesmo projeto, que recebeu o financiamento do Fumproarte e foi vencedor de prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz 2009, inclui além da pesquisa, a montagem do espetáculo solo (estréia prevista para outubro de 2010), e outras diversas atividades de pesquisa e troca.
No cinema, em 2009, Marcelo participou do curta metragem “Little Glass Ornaments”, de Andrea Gambadoro (Itália).

CIA MUNDU RODÀ
As pesquisas desenvolvidas pela Cia. Mundu Rodá são objetivadas na elaboração e organização de novas formas de construções corporais integradas ao canto e a música, ao teatro e a dança, trilhando um caminho para a elaboração de um treinamento técnico que contribua na formação de atores e bailarinos, e esboçando a criação de novas formas de expressões contemporâneas da arte brasileira.
Os princípios físicos e energéticos que constituem as Danças Tradicionais Brasileiras permeiam os trabalhos artísticos da Cia. Mundu Rodá.
Na trajetória de construção da linguagem da Cia., foi criado o espetáculo “DONZELA GUERREIRA”, sob direção do parceiro Jesser de Souza, do LUME Teatro (Campinas-SP). Outros colaboradores importantes se juntaram ao projeto: a Profa. Suzi Frankl Sperber (UNICAMP) na pesquisa e ação dramática, “dramaturg” e parceira no desenvolvimento da pesquisa de mimeses literária no tema Guimarães Rosa “Grande Sertão: Veredas”; Ricardo Matsuda e o Grupo ANIMA Musica Mundana Humana Et Instrumentalis na criação e gravação da trilha sonora original do espetáculo.
Um dos fatores da consistência dos trabalhos desenvolvidos pela Cia. está em seu estreito relacionamento com mestres e brincadores das danças tradicionais brasileiras e suas comunidades no nordeste brasileiro, especialmente na Zona da Mata Pernambucana, onde Juliana Pardo e Alício Amaral residiram por quatro anos (2000 à 2004).
No último ano de estadia foram contemplados com a Bolsa Vitae de Artes 2003/04 com o projeto “O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco”, na área de pesquisa histórica teatral. Nesta ocasião, além do registro histórico, realizaram durante um ano, junto com as comunidades pernambucanas do interior do Estado, diversas atividades com o objetivo de fortalecer e reestabelecer partes das brincadeiras não mais representadas.
Desde 2003 a Cia. Também mantêm uma parceria com o Lume Teatro, através do ator-pesquisador Jesser de Souza, na elaboração de novos treinos e jogos para atores.
Em 2008 Juliana e Alício, em parceria com o grupo Lume Teatro, realizaram Demonstrações Técnicas, Palestras e Workshops no ECUM- 2008 (Encontro Mundial de Artes Cênicas), além de encontro exclusivo para intercâmbio de pesquisa com Eugênio Barba e o grupo ODIN Teatret (Dinamarca).
Ministraram workshops de extensão na UNICAMP e durante dois anos consecutivos (2008 e 2009) no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista), sobre suas pesquisas de Treinamento de Ator com as Danças Tradicionais Brasileiras.
Nos últimos cinco anos Juliana e Alício têm integrado o quadro regular de arte-educadores do Teatro Escola Brincante, de Antônio Nóbrega, além de participarem, sob direção do mesmo, como bailarinos e criadores no processo coreográfico do espetáculo “Passo”, premiado pela Funarte e pela Secretaria do Estado de São Paulo.
Em 2009 em turnê pela Europa, ministraram Workshops e realizaram Espetáculo, Demonstrações Técnicas e trabalhos colaborativos para importantes grupos teatrais, como o grupo Farm in the Cave em Praga– República Tcheca, Odin Teatret durante a Odin Week, em Holstebro – Dinamarca, além da participação no “Corso di Formazione Specialistica di Biomeccanica Teatrale di Mejerchol'd”, ministrado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov.
Atualmente a Cia. Mundu Rodá foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, para continuidade e fortalecimento de suas pesquisas, produção de uma revista e montagem de um novo espetáculo.