O projeto Meyerhold 70 anos - contraponto

O encontro Meyerhold 70 anos: herança para o ator de hoje integra o projeto Meyerhold 70 anos – Contraponto, realizado pelo Teatro Torto, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz, 2009 da FUNARTE e pelo FUMPROARTE da prefeitura de Porto Alegre.

O objetivo principal do encontro é promover uma aproximação da comunidade artística aos fundamentos da obra do encenador russo V. E. Meyerhold, através de Cláudio Mássimo Paternò (Perugia – Itália), coordenador do Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold, e de Marcelo Bulgarelli (Porto Alegre), ambos atores pesquisadores da técnica meyerholdiana.

O encontro busca instigar, também, o estudo e a prática das danças dramáticas brasileiras como fundamento para a criação no teatro, através da participação do grupo Mundu Rodà de São Paulo, procurando fazer um cruzamento entre essas duas técnicas na elaboração de fundamentos para o processo criativo do ator de hoje.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ATOR GAÚCHO EMBARCA PARA ITÁLIA




O ator Marcelo Bulgarelli retorna a Perugia na Itália nesta quarta-feira - 25/Ago para continuar sua preparação visando à montagem da peça “Dia Desmanchado”, que estréia em outubro em Porto Alegre. Dirigido por Tatiana Cardoso o espetáculo solo integra o projeto do Teatro Torto chamado “Meyerhold 70 anos – Contraponto”.

Em 2008 e 2009, Marcelo Bulgarelli ingressou no Centro Internacional de estudos em Biomecanica Teatral de Meyerhold, na cidade de Perugia – Itália. Agora Bulgarelli volta à Itália para dar seqüência a seus estudos no Centro de Biomecânica Teatral. Atualmente ele é o único ator gaúcho em nível adiantado a estudar com o mestre russo Gennadi Bogdanov - último descendente direto da tradição de Meyerhold, importante encenador também russo do início do século XX.

Porto Alegre teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo Centro de Biomecânica de Perugia, no início de agosto/2010, quando seu coordenador Claudio Maximo Pasternò foi trazido ao encontro Meyerhold 70 anos- herança para o ator de hoje, promovido pelo Teatro Torto, com várias atividades integradas, entre oficina, palestras e debates.

Em continuidade ao projeto, na peça “Dia Desmanchado” o Teatro Torto pretende testar parte da técnica que Marcelo vem estudando no Centro de Biomecânica de Perugia, criando um espetáculo calcado somente nas ações do ator. O espetáculo solo ainda em processo dirigido por Tatiana Cardoso (também diretora de “As Bufa” – Prêmio Açorianos de Revelação 2008) mostra um dia na vida de um homem, que espera a chegada de uma mulher em seu apartamento. Com uma narrativa fragmentada, em “Dia Desmanchado”,o grupo reflete sobre um tempo além do cronológico, que pode arrebatar, misturar, confundir, e em alguns casos também, libertar o homem.

O Teatro Torto surge como nome este ano, mas existe com uma concreta e sólida parceria desde 2004, quando as atrizes Aline Marques e Simone De Dordi e a diretora Tatiana Cardoso iniciaram a criação e pesquisa do espetáculo “As Bufa”. Mais tarde em 2007 por ocasião do projeto Ator Autor (Prêmio Myriam Muniz da FUNARTE) e com a pesquisa de mestrado de Tatiana Cardoso:Treinamento do Ator, plano para a reinvenção de si, Marcelo Bulgarelli se integra ao grupo.

O espetáculo solo “Dia Desmanchado” foi contemplado pelo FUMPROARTE, pelo Prêmio Myriam Muniz da FUNARTE e tem estréia prevista para 22/Out/2010 no Teatro de Câmara Túlio Piva em Porto Alegre/RS.

Sobre Tatiana Cardoso:

Tatiana Cardoso é atriz, diretora, pesquisadora e professora de teatro. Professora da UERGS/FUNDARTE e professora substituta no DAD da UFRGS. Atriz integrante há 14 anos do grupo internacional de teatro Vindenes Bro, coordenado por Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, Dinamarca. Este grupo é formado por atores de vários países, entre os quais Dinamarca, Itália, Brasil, Cuba e Argentina. O grupo se reúne uma vez ao ano, em diversos lugares do mundo. A edição deste ano acontecerá em dezembro, quando o grupo Vindenes Bro se reunirá em Villa de Leyva, na Colômbia, promovendo, além de sua produção artística e de estudos, o curso A herança do vento a jovens atores de dentro e fora do país. O curso se concentrará na experiência pedagógica que o grupo e sua mestra desenvolveram ao longo de 20 anos de investigação sobre o trabalho do ator.

Divulgação: João França 51 32867442 32077442 91538267 joaofrancaator@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Olá. Sou actriz Portuguesa. Interesso-me muito pelo estudo da biomecânica do movimento e por Meyerhold. Gostaria muito de aprender e especializar-me mais neste trabalho, mas não sei muito bem para onde ir. Será que me poderá ajudar? está a dar/fazer cursos no Brasil? Tenho conhecimento do centro em Itália, mas para além desse, há algum mais que me recomende? Gostava de acompanhar o seu trabalho nesse sentido. Seguirei o Blog. Obrigada

    ResponderExcluir